A formação cidadã no ensino médio
Authors/Editors
Research Areas
Publication Details
Abstract
Reconhecendo no jovem a vocação de protagonista em uma sociedade de luta
pelos Direitos Humanos, as autoras oferecem ao leitor um percurso
completo de reflexão sobre o segmento e as possibilidades formativas na
área, iniciando pelo fundamental diálogo entre o respeito à diversidade e
os direitos humanos no Ensino Médio. São ali apresentados conceitos e
contextos pertinentes, bem como o que indicam estudos e pesquisas cujo
olhar volta-se ao tema, para, em seguida, mergulhar mais detalhadamente
na realidade das escolas, procurando enxergá-las como espaço de
cidadania ativa, em que devem ser objeto de reflexão e compromisso desde
o cotidiano discente até os modelos vivenciados na gestão escolar, o
projeto político pedagógico construído, e o próprio currículo pactuado.
Finalmente, o livro apresenta sugestões e indicações de repertório de
trabalho, contemplando filmografia, bibliografia, além de várias
referências da área que poderão compor o repertório didático do
professor.