Perspectivas da Educação em Direitos Humanos na realidade latino-americana e brasileira

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Détails sur la publication

Liste des auteurs: Tavares C
Editeur: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique
Année de publication: 2012
Journal: Revista Jurídica da Universidade Portucalense (2183-5799)
Numéro du volume: 16
Page d'accueil: 23
Dernière page: 33
Nombre de pages: 11
ISSN: 2183-5799
eISSN: 2183-5705
Languages: Potugais-Portugal (PT-PT)


Résumé

A educação em direitos humanos tem como principal finalidade possibilitar uma
mudança de mentalidade e de postura social para a construção de uma cultura de
respeito aos direitos humanos. Por isso, sua adoção como política pública é essencial
à democracia e ao Estado de Direito. Apesar de ser uma prática recente na conjuntura
latino -americana e na brasileira, seu âmbito de atuação tem possibilitado importantes
experiências nos espaços formais e não formais, estando legitimada por um arcabouço
legal que nos permite ter uma visão macro da sua relevância e do sentido que possui.
No contexto latino americano a situação vai avançando a partir dos esforços dos países
em consolidar um direito previsto no sistema interamericano através do Protocolo de
São Salvador. O Brasil igualmente deu passos importantes para o desenvolvimento
dessa área, destacando -se o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e
as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Considerando essa
realidade, o objetivo do presente artigo é, por um lado, refletir sobre os avanços e
as perspectivas que se apresentam e, por outro, analisar as tensões geradas com a
realização da educação em direitos humanos no contexto da região.


Mots-clés

Direitos humanos


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Dernière mise à jour le 2019-10-08 à 00:15