Colaboração docente em contexto educativo angolano

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Details zur Publikation

Autorenliste: Abelha, M., Machado, E. A., & Costa-Lobo, C.
Verlag: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Ort: Porto
Jahr der Veröffentlichung: 2014
Erste Seite: 5490
Letzte Seite: 5502
Seitenumfang: 13
ISBN: 978-989-8471-13-0
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

Práticas de colaboração docente são consideradas um elemento fundamental para o desenvolvimento

profissional docente, traduzindo-se num trabalho docente mais eficaz e, concludentemente na melhoria dos

processos de ensino e aprendizagem (Horn, 2005; Sawyer & Rimm- Kaufman, 2007). Todavia, diversos

estudos evidenciam que o trabalho do professor é, na generalidade das vezes, individual e solitário (Fullan

& Hargreaves, 2001; Neto-Mendes, 1999; Tardif & Lessard, 2005).

Neste sentido, pretende-se com esta comunicação apresentar resultados de um primeiro momento de

investigação realizado em contexto angolano, cujas principais finalidades eram compreender que

potencialidades e que constrangimentos docentes angolanos reconhecem ao trabalho colaborativo docente.

Deste modo, com o propósito de produzir conhecimento sustentado sobre esta problemática de

investigação delinearam-se os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) averiguar que dinâmicas de

trabalho são privilegiadas pelos professores participantes; ii) compreender conceções dos professores

sobre o conceito de trabalho colaborativo docente e iii) identificar quais as potencialidades e

constrangimentos que professores angolanos associam ao desenvolvimento de práticas de colaboração

docente.

Este estudo de caráter exploratório assumiu uma metodologia predominantemente quantitativa, reportando-

se os resultados à receção de mais de uma centena de questionários devidamente preenchidos por

professores que nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, frequentavam uma formação especializada em

Administração e Gestão Escolar. O inquérito por questionário e a análise estatística foram as técnicas de

recolha e tratamento de dados adotadas.

Resultados desta investigação indiciam, no contexto educativo angolano, a prevalência de uma cultura

docente fortemente individualizada e solitária, aspeto que restringe o desenvolvimento profissional docente

e, consequentemente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Ambicionamos, em última

análise, lançar pistas de reflexão sobre possíveis mecanismos que poderão contribuir para o

desenvolvimento de maiores índices de trabalho colaborativo docente.


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Zuletzt aktualisiert 2019-10-08 um 00:15