Impacto do currículo português das ciências físicas e naturais nas práticas docentes

Journal article


Authors/Editors


Research Areas

No matching items found.


Publication Details

Author list: Abelha M
Publisher: Universidade Estadual Paulista
Publication year: 2011
Journal: Ciência and Educação (1516-7313)
Volume number: 17
Issue number: 4
Start page: 771
End page: 788
Number of pages: 18
ISSN: 1516-7313
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

Este artigo pretende disseminar resultados
de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o
impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico
português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de
professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo
empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os
resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que
lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O
segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados
quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos
professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos
sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual
discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de
Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de
práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade,
consideramos imprescindível uma ação concertada entre professores,
instituições de formação inicial e contínua e a administração
central.


Keywords

No matching items found.


Documents

No matching items found.

Last updated on 2019-13-08 at 00:16