Avaliação pelos pares

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Subtitle: percurso normativo da avaliação de desempenho em Portugal
Author list: Eusébio André Machado, Marta Abelha, Carlos Barreira & Ana Salgueiro
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Publication year: 2013
Journal: Revista Portuguesa de Pedagogia (1647-8614)
Volume number: 46
Issue number: 1
Start page: 73
End page: 93
Number of pages: 21
ISSN: 1647-8614
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

O principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica
diacrónica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em
Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários
sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte‑se de uma
tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de
acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o
próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com
um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação
(ausência da dicotomia avaliador‑avaliado, seguindo‑se uma lógica de
avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza‑se uma
descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente,
concluindo‑se que a evolução diacrónica do discurso normativo é
caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da
autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de
heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último,
considera‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter
heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em
abertorelativamente a esta problemática.


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