Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal
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Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela
atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e
exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população
residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings
dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros
de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as
vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o
maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove
fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os
níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de
restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as
lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os
nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do
varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de
shoppings.