Literacia financeira

Zeitschriftenaufsatz


Autoren/Herausgeber


Forschungsfelder

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.


Details zur Publikation

Untertitel: estudo aplicado a uma amostra de alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário português
Autorenliste: Pacheco L; Tavares, F.; Ribeiro, E.
Verlag: Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Jahr der Veröffentlichung: 2016
Zeitschrift: População e Sociedade (0873-1861-27)
Bandnummer: 26
Heftnummer: 1
Erste Seite: 154
Letzte Seite: 169
Seitenumfang: 16
ISSN: 0873-1861-27
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.


Schlagwörter

Cultura financeira, Educação financeira, Education policies, Financial culture, Financial education, Financial literacy, Literacia financeira, Políticas educativas


Dokumente

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.

Zuletzt aktualisiert 2019-23-08 um 11:15