“Lucere et Fovere” – Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC

Dissertation


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Details zur Publikation

Untertitel: Um estudo sobre o ideário educativo da cofundadora Beata Maria Clara do Menino Jesus
Autorenliste: Nunes, A.
Verlag: Universidade Portucalense
Ort: Porto
Jahr der Veröffentlichung: 2015
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

A ideia de tentar compreender de que forma um ideário educativo católico
duma congregação específica, neste caso, a CONFHIC, se enraíza na sua
cofundadora - Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e
Albuquerque, mulher que nasceu e viveu no século XIX (nome em religião –
Maria Clara do Menino Jesus) - que mereceu o reconhecimento universal
da sua obra, e da sua pessoa, que conduziu à sua beatificação, e indagar
sobre a viabilidade desse ideário na sociedade atual, marcada por uma
forte secularização, lançou as bases para a presente investigação.

Percorridos múltiplos documentos eclesiásticos para compreender o
sentido da educação católica nas mensagens diretas dos mais altos
dignitários da Igreja; inferindo sobre o carisma fundacional da
Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição
que passou pela análise das polissemias de conceitos de projeto, cultura
e ideário; revisitada a história portuguesa oitocentista, numa vertente
que privilegia a relação entre a Igreja, Estado e Sociedade, para
melhor avaliar e dar a conhecer o contexto histórico que conduziu a
Igreja a reconhecer o mérito da obra da Beata Maria Clara do Menino
Jesus; reconstruída a história de vida da cofundadora numa vertente que
visou aferir a sua identificação com o cariz franciscano; evidenciados
os aspetos da sua obra pedagógica e assistencial; por fim, procedeu-se à
análise de conteúdo das reflexões retrospetivas e prospetivas -
constituintes do corpus de estudo empírico – do conjunto de
participantes (n=11) que vivenciaram a ação educativa e educacional da
CONFHIC.

No presente estudo, enquadrado numa metodologia de natureza qualitativa
de cariz interpretativo, adequada ao estudo de caso, como estratégia de
investigação optada, que utilizou como instrumento de recolha de dados, o
«inquérito por entrevista estruturada», e como técnica de análise, a
«análise de conteúdo», foram concebidos três patamares para aferir as
correspondentes dimensões de vivência dos participantes do estudo: (i)
Uma dimensão experiencial, na qual se pretendeu conhecer a experiência
dos participantes enquanto alunos e, ou professores na Escola da
CONFHIC, nomeadamente quanto aos métodos de ensino, nas relações
interpessoais - colegas, docentes, educadores – em conformidade com a
situação individual e ainda, se em tal vivência ocorreu alguma marca
pessoal e social; (ii) Uma dimensão social, a qual visou compreender o
impacto do projeto educativo no caminho existencial dos participantes,
nomeadamente enquanto cidadãos,

profissionais e na esfera familiar, ou seja, aferir se a experiência de
aluno e, ou professor em Escolas da CONFHIC, se repercutiu na sua vida
social e profissional, inclusivamente se lhe atribui utilidade; (iii)
Uma dimensão crítica que almejou avaliar a pertinência do ideário e do
projeto educativo da CONFHIC na atualidade, ou seja, sob um prisma
crítico, aferir o sentido desse ideário e projeto educativo no mundo
atual e qual a sua viabilidade, na perspetiva dos participantes.

As conclusões apontam no sentido de uma viabilidade do ideário e
projetos católicos em estudo, na sociedade atual, desde que sejam
implementadas diversas estratégias que tenham em vista a cooptação de
sinergias internas e externas à CONFHIC, no sentido de continuar a obra
da cofundadora Beata Maria Clara do Menino Jesus.
It is our aim in
this work to understand how a Catholic educational ideology of a
specific Congregation, namely-CONFHIC- so rooted in the cofoundress,
Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque, a women
that was born and lived in the 19th century (religious name - Maria
Clara do Menino Jesus) whose work and herself were universally
recognized resulting in her beatification and to investigate the
viability of that ideology in the actual society marked by such a
profound secularization. It covered multiple ecclesiastical documents to
understand the meaning of Catholic education in the direct messages of
the highest dignitaries of the Church; inferring about the foundational
charism of the Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da
Imaculada Conceição, what went through analysis of polysemy of project,
culture and ideology concepts; revisited the nineteenth century
portuguese history, in a trend that favors the relationship between
Church, State and Society, to better assess and make known the
historical context that led the Church to recognize the merit of Beata
Maria Clara do Menino Jesus´s work; reconstructed the life story of the
cofoundress in a shed which aimed to measure their identification with
the franciscan nature ; highlighted aspects of their pedagogical work
and welfare; finally , we proceeded to the content analysis of the
retrospective and forward-looking reflections - constituents of
empirical corpus study – of the group of participants (n=11) who
experienced CONFHIC´s educational action. In this study, framed in a
qualitative methodology of interpretive nature, appropriate to the case
study, as defaulted research strategy, which used as a data collection
instrument, the 'investigation by structured interview" and as an
analytical technique, "content analysis" are designed three levels to
measure the relevant dimensions of experience of study participants: (i)
An experiential dimension in which it was intended to know the
participants experience as learners and, or teachers in CONFHIC Schools,
such as teaching methods, interpersonal relationships - colleagues,
teachers, educators - in accordance with the individual situation and
yet, if in such experience occurred some personal and social brand; ( ii
) A social dimension , which aimed to understand the impact of the
educational project in the existential path of participants, including
as citizens, professionals and family sphere, i.e., assess whether the
student experience and, or teacher in CONFHIC Schools, was reflected in
his social and professional life, including if utility is attributed to
it ; ( iii ) A critical dimension that craved assess the relevance of
the

CONFHIC´s ideology and educational project at the present time, that is,
from a critical perspective, assess the meaning of this ideology and
educational project in today´s world and what is its feasibility from
the perspective of the participants. The research findings point towards
a feasibility of catholic ideology and projects under study, in today's
society, since several strategies are implemented to coopt CONFHIC´s
internal and external synergies in order to continue the work of the
cofoundress Beata Maria Clara do Menino Jesus.


Schlagwörter

Education


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Zuletzt aktualisiert 2019-10-08 um 00:15