O impacto da transformação digital nas organizações

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Authors / Editors


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Publication Details

Subtitle: marketing digital e consumidor
Author list: Rebelo, F.
Publisher: Editorial Egregius
Place: Sevilha
Publication year: 2017
Start page: 174
End page: 191
Number of pages: 18
ISBN: 978-84-17270-06-3
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

Este artigo teve como objetivo analisar o impacto da transformação
digital

nas organizações, na relação entre o marketing digital e o
comportamento

do consumidor. A transformação digital é já uma realidade do quotidiano

das organizações e a base para a criação de novos modelos de negócio. A

utilização da Internet originou o surgimento de novas formas de a
empresa

comunicar com o seu público-alvo. O comércio eletrónico e o impacto da

mobilidade no marketing digital são alguns dos tópicos analisados com

base no Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital, da
responsabilidade

da Associação da Economia Digital e do International Data Corporation.

Com este trabalho pretende-se enquadrar alguns indicadores do
desenvolvimento

da economia digital, em Portugal, desde 2009 até à atualidade,

e a sua evolução até 2020. Foi utilizado o método da pesquisa
bibliográfica,

de natureza qualitativa, e com base no referido estudo. As conclusões,

quanto à percentagem de utilizadores de Internet em Portugal,

apontam para um aumento gradual do número de utilizadores, comparando

dados de 2009 a 2015, e as previsões para o futuro são otimistas,

prevendo-se que o número de utilizadores aumente de 70% para 90% em

2025. Não obstante este significativo crescimento, os estudos revelam
que,

hoje, ainda subsiste uma parcela dos pesquisados que não se identifica
com o ambiente virtual para efetuarem aquisições, por desconfiança,
receio de

fraude, utilização de técnicas agressivas de marketing direto, entre
outros,

demonstrando a fraca influência do marketing digital sobre os mesmos.

Conclui-se que o marketing digital é um fator importante estratégico
para

as organizações, porém estas ainda têm um longo caminho a percorrer,
sobretudo

em Portugal, devendo cuidar da relação emocional com o consumidor,

da sua efetiva proteção, através da criação de estratégias de marketing

mais seguras e adoção de códigos de conduta.
This article aimed to analyze the impact of digital revolution on the organizations,

on the relationship between digital marketing and consumer behavior.

Digital revolution is already a very present reality in the daily life of

organizations, providing the basis for the creation of new business models.

The use of the Internet has given rise to new ways for the organizations to

interact and communicate with its target audience. E-commerce and the

impact of mobility on digital marketing are some of the topics analyzed

based on the Annual Study of the Economy and Digital Society, under the

responsibility of the Digital Economy Association and the International

Data Corporation. This work intends to frame some indicators of the development

of the digital economy in Portugal from 2009 to the present and its

evolution up to 2020. The method of qualitative bibliographical research

was used and based on this study. The conclusions regarding the percentage

of Internet users in Portugal point to a gradual increase in the number of

users, comparing data from 2009 to 2015, and forecasts for the future are

optimistic, with a projected increase in the number of users of 70%. Despite

this significant growth, the studies reveal that, today, there is still a portion

of those surveyed that does not identify with the virtual environment to

make acquisitions, due to mistrust, fear of fraud, use of spam techniques,

among others, demonstrating the weak influence of digital marketing on

them. It is concluded that digital marketing is an important strategic factor

for organizations, but these still have a long way to go, especially in Portugal,

having to take care of the emotional relationship with the consumer, of

their effective protection, through the creation of strategies of marketing

and the adoption of codes of conduct.


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Last updated on 2019-13-08 at 00:45