Efeitos das Ferramentas de eLearning na Aprendizagem do Estudantes da Área da Saúde

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Publication Details

Author list: Jesus, R., & Moreira, F.
Publisher: Universidade Portucalense
Publication year: 2011
Journal: Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade Portucalense (1647-4023)
Issue number: 2/3
Start page: 97
End page: 106
Number of pages: 10
ISSN: 1647-4023
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

O objectivo desta tese consiste em identificar os efeitos das
ferramentas de eLearning na

aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no ensino superior). Para
tal, um conjunto

desse tipo de estudantes foi exposto a várias ferramentas de eLearning
(agrupados em

screencasts das aulas e recursos/actividades presentes numa plataforma
Moodle), a par com

alguns modelos de ensino presenciais, para medir e comparar a percepção
de eficácia e de

preferência atribuída a cada uma dessas estratégias de aprendizagem
(presenciais e à

distância).

Através de um estudo de investigação-acção, essas estratégias foram
utilizadas numa

disciplina leccionada em regime de blended learning, num instituto
politécnico privado, no ano

lectivo 2007/08. Essa disciplina tinha como principal objectivo formar
os estudantes para

conduzirem projectos de investigação nos seus domínios de actuação.

Os dados foram recolhidos através de um questionário respondido pelos
estudantes e

complementados pelas suas classificações à disciplina, além da análise
dos registos: de

acesso ao Moodle e de assiduidade às aulas. Para analisar esses dados
foram utilizados

diferentes tipos de análises estatísticas, como sejam a análise
descritiva – univariada e

bivariada – e a análise de clusters.

Os resultados identificaram vários efeitos das ferramentas de eLearning
sobre a aprendizagem

dos estudantes, com destaque para a melhoria das suas classificações.
Mostraram também

que os screencasts das aulas foram, destacadamente, tanto a ferramenta
de eLearning mais

eficaz, como a preferida para a aprendizagem destes estudantes. No
entanto, as preferências

dos estudantes estão relacionadas com os seus perfis de desempenho
escolar.

The aim of this thesis is to identify the effects of eLearning tools in
the learning experience of

undergraduate health students. In order to do so, a set of this type of
students was exposed to some eLearning tools (grouped into screencasts
and Moodle’s resources/activities), and to

some face-to-face models of teaching. The idea was to measure and
compare the perceptions

of effectiveness and of preference attributed to each and every one of
these learning strategies

(both face-to-face and of distance education).

Those strategies were used in a blended learning course on conducting
research projects. The

thesis was based on an action research study conducted in a Portuguese
private polytechnic

school, with students which initiated their first year of higher
education in 2007/2008.

The data collection methods included a questionnaire answered by the
students, their grades

during the experiment and the Moodle’s log file analysis, as well as
attendance to classes. To

analyze these data different types of statistical analyses had been
used, such as descriptive

statistics–univariate and bivariate–and clusters analysis.

The findings revealed several effects of eLearning tools in the learning
experience of the

students; the most relevant was their grades’ improvement. They also
showed that screencasts

were considered, by far, both the most effective tool and the preferred
one, for the learning of

these students. However, the findings suggested that the students’
preferences are related with

their academic performance profiles.


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Last updated on 2019-10-08 at 00:30