A influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos

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Subtitle: uma abordagem estratégica
Author list: Lobo, C. A., Fernandes, C. I. M. A. S., Ferreira, J. J. M., Peris-Ortiz, M.
Publication year: 2019
ISBN: 9788409084043
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

Os desafios que se colocam a todas as empresas ao nível da internacionalização deixaram

de ser uma estratégia exclusiva das grandes multinacionais. A proliferação de novas fórmulas

institucionais de acesso a mercados internacionais, deixa para trás o predomínio da relação

empresa mãe/filial, característico dos anos 60, para adotar fórmulas contratuais mais flexíveis e

que permitem um melhor aproveitamento das vantagens competitivas, mesmo em contextos de

mudança e sobretudo abre as portas às empresas mais pequenas; também para a empresa a

internacionalização deixou de ser uma aventura solitária passando, por exemplo, a integrar-se

numa rede de acordos interempresa. O objetivo deste estudo é então perceber se as

características do mercado externo, bem como as características da própria empresa, em

conjunto com as dificuldades sentidas para levar a cabo a internacionalização podem influenciar

a abordagem estratégica que a empresa adota no seu processo de internacionalização. Para tal

recorremos a administração de um inquérito a 320 PME.


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Last updated on 2019-12-07 at 09:46