Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP

Journal article


Authors/Editors


Research Areas


Publication Details

Author list: Abelha, M., & Machado, E. A.
Publisher: Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APEC)
Publication year: 2018
Journal: Revista de Estudos Curriculares (2183-8755)
Volume number: 9
Issue number: 1
Start page: 103
End page: 121
Number of pages: 19
ISSN: 2183-8755
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração
apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar
com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a
formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na
aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora,
pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos
de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se
ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa”
levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de
Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de
formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como
fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos.
Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a
formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia
do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento
das competências de supervisão e de colaboração.


Keywords

No matching items found.


Documents

No matching items found.

Last updated on 2019-13-08 at 00:46