Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
Auteurs / Editeurs
Domaines de Recherche
Détails sur la publication
Résumé
No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração
apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar
com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a
formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na
aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora,
pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos
de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se
ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa”
levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de
Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de
formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como
fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos.
Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a
formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia
do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento
das competências de supervisão e de colaboração.