Rendimento escolar no ensino básico português

Chapter in book


Authors / Editors


Research Areas


Publication Details

Subtitle: Impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos
Author list: Costa-Lobo, C., Matamá, J., & Nascimento, M. D.
Publisher: Paco
Place: Jundiaí, SP
Publication year: 2018
Start page: 43
End page: 60
Number of pages: 18
ISBN: 978-85-462-1122-7
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

Introdução

O ambiente escolar assume especial importância na vida das

crianças e jovens dado que ocupa grande parte do seu tempo (Rocha

et al., 2011), sendo igualmente responsável pelo processo de aprendizagem

na aquisição de conhecimentos e competências (Rocha et

al., 2011; Oliveira; Marinho-Araújo, 2010; Wang; Eccles, 2013)

e preparação para as necessidades da vida quotidiana (Spinath;

Eckert; Steinmayr, 2014; Wang; Eccles, 2013).

A aprendizagem é um processo que depende da interação das

características do indivíduo e do contexto em que se insere (Lourenço;

Paiva, 2010), exigindo esforço e dedicação para alcançar sucesso

escolar (Lourenço; Paiva, 2010; Silva; Duarte, 2012). Esta temática

é uma das preocupações dominantes da investigação cientí/ca nas

últimas décadas (Prata; Barbosa-Ducharne; Gonçalves; Cruz, 2013),

pelo que se justi/cam estudos que analisem fatores que in5uenciam

o rendimento escolar e expliquem o sucesso escolar (Prata et al.,

2013; Silva; Duarte, 2012). Neste âmbito, iremos abordar alguns

fatores que parecem in5uenciar a aprendizagem e o rendimento

escolar, nomeadamente algumas características sociodemográ/cas,

familiares e escolares, e, em especial, o raciocínio e a afetividade que

se tem revelado em diversos estudos como dois fatores interligados

e fundamentais no âmbito escolar. (...)


Keywords

No matching items found.


Documents

No matching items found.

Last updated on 2019-13-08 at 00:46