Alicerces de Sustentabilidade de Parâmetros de Validação de Ferramentas Web X.0 no Ensino-Aprendizagem

Article de journal


Auteurs / Editeurs

Pas d'articles correspondants trouvés.


Domaines de Recherche


Détails sur la publication

Liste des auteurs: Peixoto N, Sobral SR
Editeur: Universidade Portucalense
Année de publication: 2014
Journal: Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (1647-4023)
Numéro de publication: 5
Page d'accueil: 53
Dernière page: 62
Nombre de pages: 10
ISSN: 1647-4023
Languages: Potugais-Portugal (PT-PT)


Résumé

O paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.


Mots-clés

Pas d'articles correspondants trouvés.


Documents

Pas d'articles correspondants trouvés.

Dernière mise à jour le 2020-03-01 à 12:26