Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula

Beitrag in Konferenzband


Autoren/Herausgeber


Forschungsfelder


Details zur Publikation

Autorenliste: Sobral S R, Menezes N C A P
Ort: Guimarães
Jahr der Veröffentlichung: 2012
ISBN: 978-972-95246-7-7
Sprachen: Portugiesisch-Portugal (PT-PT)


Beschreibung

A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objetivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, de concentração, de empenho e se é facilitador na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel ativo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.


Schlagwörter

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.


Dokumente

Es wurden keine entsprechenden Inhalte gefunden.

Zuletzt aktualisiert 2019-05-12 um 12:25