O impacto da orientação para o Mercado na performance internacional das PME’s

Conference proceedings article


Authors / Editors


Research Areas


Publication Details

Author list: Fernandes C I M A S, Lobo C A, Ferreira J J M, Raposo M
Publisher: Universidade Portucalense
Place: Porto
Publication year: 2019
Languages: Portuguese-Portugal (PT-PT)


Abstract

Um ponto chave do processo de internacionalização das empresas é a escolha do mercado externo. Após esta escolha os resultados que uma empresa aí obtém podem ajudar a medir a sua performance internacional. Esta investigação visa, assim, medir o impacto no processo de internacionalização, mediante a sua Orientação para o Mercado (OM), assim como medir o seu efeito na performance internacional. Para tal, foram recolhidos dados através da realização de um questionário a 320 PME e mediante a aplicação de regressões lineares, os resultados evidenciam um efeito positivo da OM tanto no processo de internalização como no desempenho internacional. Verificamos também a importância de se estudar a influência das orientações estratégicas sobre os processos de internacionalização, podendo estes serem influenciados pelas particularidades das PME.


Keywords

No matching items found.


Documents

No matching items found.

Last updated on 2019-30-12 at 17:57